INDICAÇÃO DE LIVROS PARA LER:
NAPOLEÃO - UMA BIOGRAFIA LITERÁRIA/ ALEXANDRE DUMAS. JORGE ZAHAR EDITOR;
NAPOLEÃO - OS CEM DIAS DA FUGA DA ILHA DE ELBA A WATERLOO/ GEORGES BLONO;
NAPOLEÃO BONAPARTE - IMAGINÁRIO E POLÍTICA EM PORTUGAL C. 1808 - 1810/ LÚCIA PEREIRA BASTOS PEREIRA DE NEVES;
NAPOLEÃO E O BRASIL / DONATELLO GRIECO.
LIVROS QUE FALAM DA BIOGRAFIA DE NAPOLEÃO E SUA TRAJETÓRIA PELO MUNDO.
AQUI VOCÊ ENCONTRA ASSUNTOS DIVERSOS, OU SEJA, É UM MUNDO CULTURAL. LEIA SEMPRE!
sábado, 11 de agosto de 2012
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
ATIVIDADES PARA OS SEGUNDOS E TERCEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO
QUESTÕES RELACIONADAS A PÁGINA 2 DA COLETÂNEA:
O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO "POR UMA INTERNET CONTROLADA"?
QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE O CONTROLE DA INTERNET E AS ELEIÇÕES QUE OCORRERÃO EM 2010?
É POSSÍVEL DIZER QUE UMA DAS ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS USADA PELO CHARGISTA É A IRONIA?
A CHARGE FOI PUBLICADA NA SEÇÃO "OPINIÃO" DO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO. POR QUÊ?
ARGUMENTAÇÃO
PODE-SE DEFINIR A ARGUMENTAÇÃO COMO A AÇÃO VERBAL PELA QUAL SE LEVA UMA PESSOA E/OU TODO UM AUDITÓRIO A ACEITAR UMA DETERMINADA TESE, VALENDO-SE PARA TANTO, DE RECURSOS QUE DEMONSTREM A CONSCIÊNCIA DESSA TESE. ESSES RECURSOS SÃO AS VERDADES ACEITAS POR UMA DETERMINADA COMUNIDADE, ASSIM COMO OS VALORES E OS PROCEDIMENTOS POR ELA CONSIDERADOS CORRETOS OU VÁLIDOS. DESSA FORMA, ARGUMENTAÇÃO É UM TERMO QUE SE REFERE TANTO A ESSE ATO DE CONVENCIMENTO QUANTO AO CONJUNTO DE RECURSOS UTILIZADOS PARA REALIZÁ-LO.
POR ISSO MESMO, A ARGUMENTAÇÃO SEMPRE PARTE DE UM OBJETIVO A SER ATINGIDO (A ADESÃO À TESE APRESENTADA) E LANÇA MÃO DE UM CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS PARA ISSO, LEVANDO EM CONTA AQUILO QUE FAZ SENTIDO PARA QUEM LÊ OU OUVE. DAÍ A IMPORTÂNCIA DE CONHECER-SE O LEITOR OU O OUVINTE; AFINAL, A TÍTULO DE EXEMPLO, O ARGUMENTO QUE FUNCIONA MUITO BEM PARA UM GRUPO DE ESTUDANTES ADOLESCENTES NÃO TERÁ O MESMO EFEITO SOBRE UMA COMUNIDADE DE SENHORAS CATÓLICAS - E VICE-VERSA.
PODE-SE DEFINIR A ARGUMENTAÇÃO COMO A AÇÃO VERBAL PELA QUAL SE LEVA UMA PESSOA E/OU TODO UM AUDITÓRIO A ACEITAR UMA DETERMINADA TESE, VALENDO-SE PARA TANTO, DE RECURSOS QUE DEMONSTREM A CONSCIÊNCIA DESSA TESE. ESSES RECURSOS SÃO AS VERDADES ACEITAS POR UMA DETERMINADA COMUNIDADE, ASSIM COMO OS VALORES E OS PROCEDIMENTOS POR ELA CONSIDERADOS CORRETOS OU VÁLIDOS. DESSA FORMA, ARGUMENTAÇÃO É UM TERMO QUE SE REFERE TANTO A ESSE ATO DE CONVENCIMENTO QUANTO AO CONJUNTO DE RECURSOS UTILIZADOS PARA REALIZÁ-LO.
POR ISSO MESMO, A ARGUMENTAÇÃO SEMPRE PARTE DE UM OBJETIVO A SER ATINGIDO (A ADESÃO À TESE APRESENTADA) E LANÇA MÃO DE UM CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS PARA ISSO, LEVANDO EM CONTA AQUILO QUE FAZ SENTIDO PARA QUEM LÊ OU OUVE. DAÍ A IMPORTÂNCIA DE CONHECER-SE O LEITOR OU O OUVINTE; AFINAL, A TÍTULO DE EXEMPLO, O ARGUMENTO QUE FUNCIONA MUITO BEM PARA UM GRUPO DE ESTUDANTES ADOLESCENTES NÃO TERÁ O MESMO EFEITO SOBRE UMA COMUNIDADE DE SENHORAS CATÓLICAS - E VICE-VERSA.
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
ARGUMENTAR
ARGUMENTAR É UMA AÇÃO VERBAL NA QUAL SE UTILIZA A PALAVRA ORAL OU ESCRITA PARA DEFENDER UMA TESE, OU SEJA, UMA OPINIÃO, UMA POSIÇÃO, UM PONTO DE VISTA PARTICULAR A RESPEITO DE DETERMINADO FATO.
QUEM ARGUMENTA, COMO A PRÓPRIA PALAVRA SUGERE, SE VALE DE ARGUMENTOS, QUE NADA MAIS SÃO QUE RAZÕES, VERDADES, FATOS, VIRTUDES E VALORES (ÉTICOS, ESTÉTICOS, EMOCIONAIS) TÃO AMPLAMENTE RECONHECIDOS QUE, JUSTAMENTE POR ISSO, SERVEM DE ALICERCE PARA A TESE DEFENDIDA.
ASSIM COMO NUM JOGO, QUEM ARGUMENTA FAZ SUAS JOGADAS PARA SE SAIR VENCEDOR: ENTRE OUTRAS COISAS, AFIRMA, NEGA, CONTESTA, EXPLICA, PROMETE, PROFETIZA, CRITICA, DÁ EXEMPLOS, IRONIZA. E TODAS ESSAS JOGADAS ESTÃO A SERVIÇO DA CRIAÇÃO DE UM CLIMA FAVORÁVEL À ADESÃO DO PÚBLICO ÀS POSIÇÕES DEFENDIDAS. A CADA "LANCE" , O ARGUMENTADOR SE ESFORÇA PARA COMPROVAR QUE ESTÁ INDO PELO CAMINHO CERTO; CASO CONTRÁRIO, PERDERÁ CREDIBILIDADE E SERÁ VENCIDO.
UM AUDITÓRIO É O CONJUNTO DOS QUE ASSISTEM A UM DEBATE, ACOMPANHAM OU SE INTERESSAM POTENCIALMENTE PELO ASSUNTO EM QUESTÃO. NOS GRANDES DEBATES, ELE É O REPRESENTANTE DA OPINIÃO PÚBLICA. POR ISSO MESMO A FUNÇÃO DO AUDITÓRIO É FREQUENTEMENTE DECISIVA PARA O DEBATE. QUANDO ALGUÉM ESCREVE UMA CARTA A UM JORNAL, POR EXEMPLO, ARGUMENTANDO CONTRA UMA POSIÇÃO DEFENDIDA EM DETERMINADA MATÉRIA, ESTÁ QUERENDO CONVENCER, ANTES DE TUDO, O CONJUNTO DOS LEITORES, OU SEJA, O AUDITÓRIO.
TODO JOGADOR DESENVOLVE ESTRATÉGIAS, ISTO É, UM PLANO E UM ESTILO PRÓPRIOS DE AÇÃO VERBAL PARA, POR MEIO DELES, VENCER O ADVERSÁRIO. NO JOGO ARGUMENTATIVO, ENTRETANTO, É PRECISO CONVENCER, OU SEJA, VENCER COM A AJUDA DE TODOS, QUE PRECISAM ADERIR À TESE, GRAÇAS À EFICIÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS E À FORÇA DOS ARGUMENTOS. DAÍ O VALOR SOCIAL DA ARGUMENTAÇÃO, NA MEDIDA EM QUE SE TRATA DE UMA VITÓRIA COLETIVA.
ARGUMENTAR É UMA AÇÃO VERBAL NA QUAL SE UTILIZA A PALAVRA ORAL OU ESCRITA PARA DEFENDER UMA TESE, OU SEJA, UMA OPINIÃO, UMA POSIÇÃO, UM PONTO DE VISTA PARTICULAR A RESPEITO DE DETERMINADO FATO.
QUEM ARGUMENTA, COMO A PRÓPRIA PALAVRA SUGERE, SE VALE DE ARGUMENTOS, QUE NADA MAIS SÃO QUE RAZÕES, VERDADES, FATOS, VIRTUDES E VALORES (ÉTICOS, ESTÉTICOS, EMOCIONAIS) TÃO AMPLAMENTE RECONHECIDOS QUE, JUSTAMENTE POR ISSO, SERVEM DE ALICERCE PARA A TESE DEFENDIDA.
ASSIM COMO NUM JOGO, QUEM ARGUMENTA FAZ SUAS JOGADAS PARA SE SAIR VENCEDOR: ENTRE OUTRAS COISAS, AFIRMA, NEGA, CONTESTA, EXPLICA, PROMETE, PROFETIZA, CRITICA, DÁ EXEMPLOS, IRONIZA. E TODAS ESSAS JOGADAS ESTÃO A SERVIÇO DA CRIAÇÃO DE UM CLIMA FAVORÁVEL À ADESÃO DO PÚBLICO ÀS POSIÇÕES DEFENDIDAS. A CADA "LANCE" , O ARGUMENTADOR SE ESFORÇA PARA COMPROVAR QUE ESTÁ INDO PELO CAMINHO CERTO; CASO CONTRÁRIO, PERDERÁ CREDIBILIDADE E SERÁ VENCIDO.
UM AUDITÓRIO É O CONJUNTO DOS QUE ASSISTEM A UM DEBATE, ACOMPANHAM OU SE INTERESSAM POTENCIALMENTE PELO ASSUNTO EM QUESTÃO. NOS GRANDES DEBATES, ELE É O REPRESENTANTE DA OPINIÃO PÚBLICA. POR ISSO MESMO A FUNÇÃO DO AUDITÓRIO É FREQUENTEMENTE DECISIVA PARA O DEBATE. QUANDO ALGUÉM ESCREVE UMA CARTA A UM JORNAL, POR EXEMPLO, ARGUMENTANDO CONTRA UMA POSIÇÃO DEFENDIDA EM DETERMINADA MATÉRIA, ESTÁ QUERENDO CONVENCER, ANTES DE TUDO, O CONJUNTO DOS LEITORES, OU SEJA, O AUDITÓRIO.
TODO JOGADOR DESENVOLVE ESTRATÉGIAS, ISTO É, UM PLANO E UM ESTILO PRÓPRIOS DE AÇÃO VERBAL PARA, POR MEIO DELES, VENCER O ADVERSÁRIO. NO JOGO ARGUMENTATIVO, ENTRETANTO, É PRECISO CONVENCER, OU SEJA, VENCER COM A AJUDA DE TODOS, QUE PRECISAM ADERIR À TESE, GRAÇAS À EFICIÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS E À FORÇA DOS ARGUMENTOS. DAÍ O VALOR SOCIAL DA ARGUMENTAÇÃO, NA MEDIDA EM QUE SE TRATA DE UMA VITÓRIA COLETIVA.
ESSAS SÃO AS ATIVIDADES PARA A ELABORAÇÃO DE UM ARTIGO DE OPINIÃO.
FAZ-SE NECESSÁRIO LER O TEXTO DA PÁGINA 11 DO LIVRO "COLETÂNEA ARTIGOS DE OPINIÃO"
ARTIGO DE OPINIÃO
QUESTÕES PARA A ELABORAÇÃO DO ARTIGO
1 – QUAL É A RELAÇÃO DO TEXTO DA PÁGINA 11 COM O ARTIGO DE
OPINIÃO?
2 – DE ACORDO COM AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS PELA NOTÍCIA,
QUAL FOI O MOTIVO MAIS PROVÁVEL DA AGRESSÃO?
3 – SEGUNDO A MÃE, MARCO ANTÔNIO COSTUMA SER ALVO DE
“BRINCADEIRAS” DOS COLEGAS. CONSIDERANDO O CONJUNTO DA NOTÍCIA, QUE TIPO DE
BRINCADEIRAS SERIA ESSE? POR QUE TERIAM CHEGADO A UM NÍVEL TÃO ELEVADO DE
VIOLÊNCIA?
4 – NA BASE DESSE CASO DE VIOLÊNCIA ESTÁ O PRECONCEITO
CONTRA O QUE PARECE “ESTRANHO”, “FORA DO NORMAL” ETC. QUE OUTROS CASOS
FREQUENTES DE INTOLERÂNCIA É POSSIVEL
LEMBRAR?
5 – DISCUTA O QUE É PRECONCEITO.
6 – DIANTE DE FATOS DESSE TIPO, QUE QUESTIONMENTOS É
POSSIVEL FAZER?
7 – O QUE TERIA DE SER FEITO PARA EVITAR ESSE TIPO DE
VIOLÊNCIA? SERIA POSSÍVEL ESTABELECER UM CONSENSO PARA TODOS?
EM SEGUIDA TERÃO QUE RESOLVER A SEGUINTE ATIVIDADE:
TOMAR CONTATO COM O ARTIGO DE OPINIÃO
ESTABELECER UMA DEFINIÇÃO DE ARGUMENTAÇÃO.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ARGUMENTAR E OPINAR?
AGORA ELES MESMOS DEVEM ESCOLHER UM ARTIGO E RESPONDER ÀS
SEGUINTES PERGUNTAS: (GRUPO)
a)
EM QUE VEÍCULO O TEXTO FOI PUBLICADO?
b)
É BASTANTE CONHECIDO DO PÚBLICO?
c)
QUE TIPO DE AUTOR O ESCREVEU?
d)
ALÉM DO NOME HÁ MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ELE?
e)
QUAL É O ASSUNTO PRINCIPAL ABORDADO PELO TEXTO?
f)
É ATUAL OU ULTRAPASSADO EM RELAÇÃO À DATA DE
PUBLICAÇÃO?
g)
PARECE RELACIONADO A ALGUMA NOTÍCIA DO MESMO
PERÍODO?
h)
PARA QUE TIPO DE LEITOR O ARTIGO SE DIRIGE?
i)
QUE IMPORTÂNCIA ESSAS INFORMAÇÕES PODEM TER PARA
ESSE LEITOR?
j)
COM QUE FINALIDADE ESSE ASSUNTO PODE SER
ABORDADO?
k)
CONSIDERANDO QUE SE TRATA DE TEXTOS
ARGUMENTATIVOS, QUE IDEIA OU TESE O AUTOR PARECE DEFENDER?
l)
COM QUE ARGUMENTOS?
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
CRÔNICA
A CRÔNICA É, EM GERAL, UMA NARRATIVA
CURTA QUE FOCALIZA UM FATO DO COTIDIANO. NORMALMENTE É VEICULADA EM JORNAIS E
REVISTAS, E A CIDADE COSTUMA SER O ESPAÇO PREFERENCIAL EM QUE SE DESENVOLVE O
ENREDO.
HÁ
DIVERSOS TIPOS DE CRÔNICA, DENTRE ELAS A HUMORÍSTICA,
A REFLEXIVA, A LÍRICA. NAS CRÔNICAS HUMORÍSTICAS, EM
GERAL PREDOMINAM AS SEQUÊNCIAS NARRATIVAS. NESSE CASO A AÇÃO COSTUMA SER RÁPIDA
E SINTÉTICA. NAS CRÔNICAS REFLEXIVAS, COSTUMAM
PREDOMINAR AS SEQUÊNCIAS ARGUMENTATIVAS. NAS CRÔNICAS LÍRICAS DESTACA-SE O
EMPREGO DE LINGUAGEM FIGURADA.
NAS CRÔNICAS EM QUE PREDOMONAM AS
SEQUÊNCIAS NARRATIVAS, O FOCO ARRATIVO PODE ESTAR TANTO EM 1ª QUANTO EM 3ª
PESSOA, EMBORA EM GERAL PREDOMINE, TANTO NA CRÔNICA HUMORÍSTICA QUANTO NA
REFLEXIVA, O NARRADOR EM 1ª PESSOA, QUE PARECE CONVERSAR COM SEU LEITOR.
CRÔNICA
É UM GÊNERO TEXTUAL EM QUE SE APRESENTAM FATOS DO COTIDIANO A PARTIR DA ÓTICA
PARTICULAR DO CRONISTA. NESSE GÊNERO, HÁ POUCOS PERSONAGENS, LINGUAGEM QUASE
SEMPRE INFORMAL, SIMPLES, DIRETA E, ÀS VEZES, POÉTICA. PODE SER ELABORADA COM A
INTENÇÃO DE DIVERTIR, DE EMOCIONAR, OU DE FZER O LEITOR RELFETIR.
INSPIRE-SE
EM UMA DAS NOTÍCIAS APRESENTADAS A SEGUIR PARA PRODUZIR A SUA CRÔNICA.
1ª
PROPOSTA:
ESTE
PRIMEIRO TEXTO, “O MENINO E O VIOLONCELO”, DIVULGA O PROGRAMA SOCIAL “GENTE DO
BRASIL”, REALIZADO PELA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE. TRATA-SE DE UM PROGRAMA DE
INCENTIVO PARA QUE OS JOVENS POSSAM LUTAR PELA CONQUISTA DE SEUS SONHOS.
O
MENINO E O VIOLONCELO
A MÃE
DE CLAUDIOMIRO FREITAS, DONA SÔNIA, TINHA QUE BRIGAR MUITO COM O FILHO PARA ELE
ESTUDAR. EM 2004, UM INSTRUMENTO PROVOCOU UMA VIRADA NESSA ROTINA. QUANDO
CONHECEU O PROGRAMA VALE MÚSICA, O JOVEM TÍMIDO NEM SABIA O QUE ERA VIOLONCELO.
HOJE, ELE SE TANSFORMA AO SUBIR EM UM PALCO. ANO PASSADO, ESTREOU NO TEMPLO DA
MÚSICA CLÁSSICA NO PARÁ, O THEATRO DA PAZ. A ORQUESTRA VALE MÚSICA ABRIU A
APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA. HÁ DOIS MESES, UMA NOVA
CONQUISTA: CLAUDIOMIRO FOI APROVADO EM UM CONCURSO PARA TOCAR COMO CONVIDADO NA
ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO DA PAZ. NA DISPUTA ELE ENFRENTOU CINCO ALUNOS DO
ÚLTIMO ANO DA FACULDADE DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
VEJA, SÃO PAULO, 14 OUT.2009
2ª PROPOSTA
O SEGUNDO
TEXTO É UMA NOTA JORNALÍSTICA INTITULADA “60 ANOS DEPOIS LADRÃO SE ARREPENDE”,
QUE NARRA O COMPORTAMENTO INESPERADO DE UM LADRÃO QUE, APÓS 60 ANOS, RESOLVE
DEVOLVER O QUE FURTOU.
60 ANOS
DEPOIS LADRÃO SE ARREPENDE
UMA CARTA ANÔNIMA
REVELOU, NA QUARTA-FEIRA 7, O ROUBO DE UMA CRUZ DA IMAGEM DE SÃO LUÍS REI
DE FRANÇA DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE
ASSIS EM MARIANA, MINAS GERAIS. O AUTOR DA MISSIVA FOI O PRÓPRIO LADRÃO, QUE
PEDIA PERDÃO E ALEGAVA ARREPENDIMENTO PELO ATO. OCORRIDO HÁ 60 ANOS, O FURTO
NEM SEQUER HAVIA SIDO NOTADO PELA DIOCESE LOCAL. O LARÁPIO QUER NTREGAR
PESSOALMENTE O OBJETO À IGREJA. PARA O DESTINATÁRIO DA CARTA, ANTÔNIO PACHECO
FILHO, EX-PRESIDENTE DA ORDEM DA TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO, O ARREPENDIMENTO
FOI BEM-VINDO, MAS ELE AVISA: “O AUTOR DO FURTO, POR MIM, ESTÁ PERDOADO, MAS
NÃO SOU EU QUE DEVO PERDOAR”. “QUEM PERDOA É DEUS”.
ISTO É, SÃO PAULO, N.2083, P.27, 14 OUT. 2009. TRÊS EDITORIAL LTDA.
3ª proposta
O TERCEIRO
TEXTO, “LENDA ESPACIAL”, BASEIA-SE NO FATO DE MUITAS PESSOAS JULGAREM FALSA A
HISTÓRIA DA VIAGEM D SER HUMANO À LUA.
LENDA
ESPACIAL – TUDO NÃO PASSOU DE UMA FARSA?
ATÉ HOJE, NÃO
SÃO POUCOS OS QUE DUVIDAM DO QUE ACONTECEU NAQUELES DIAS DE JULHO DE 1969. SERÁ
QUE FOI TUDO VERDADE MESMO? FOI. MAS ISSO NÃO IMPEDIU QUE A “TEORIA DA FRAUDE
LUNAR”, COM O PASSAR DOS ANOS, SE TORNASSE UMA PERSISTENTE E INTRINCADA LENDA
URBANA. HÁ VÁRIOS SITES QUE APONTAM “INCOSISTÊNCIAS” NAS FOTOS E NOS VÍDEOS
PRODUZIDOS PELOS ASTRONAUTAS. HOUVE ATÉ QUEM DISSESSE QUE TUDO NÃO PASSOU DE
UMA ENCENAÇÃO, PRODUZIDA POR NINGUÉM MENOS QUE O CINEASTA STANLEY KUBRICK. AS
PROVAS DE QUE O HOMEM ESTAVE NA LUA SÃO INCONTESTÁVEIS.
NA ÉPOCA, OS
RUSSOS MONITORARAM ATENTAMENTE AS TRANSMISSÕES DA APOLLO 11, VINDAS DA LUA. E
OS ASTRONAUTAS DEIXARAM MUITA TRANQUEIRA POR LÁ – INCLUSIVE UM REFLETOR DE
LASER, USADO ATÉ HOJE – E TROUXERAM MUITA COISA DE VOLTA – ROCHAS CUJA ORIGEM
NÃO PODERIA SER FALSIFICADA.
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
EXERCÍCIOS RELACIONADOS À PRODUÇÃO DE TEXTOS:
1.
DESENVOLVA ESTES TÓPICOS FRASAIS
DISSERTATIVOS
a.
A PRÁTICA DO ESPORTE DEVE SER
INCENTIVADA E AMPARADA PELOS ORGÃOS PÚBLICOS.
b.
O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM, MAS O
HOMEM NÃO DEVE VIVER SÓ PARA O TRABALHO.
c.
A PROPAGANDA DE CIGARROS E DE BEBIDAS
DEVE SER PROIBIDA.
d.
O DIREITO À CULTURA É FUNDAMENTAL A
QUALQUER SER HUMANO.
2.
DESENVOLVA OS TÓPICOS FRASAIS
SEGUINTES, CONSIDERANDO OS CONECTIVOS:
a.
O JORNAL PODE SER UM EXCELENTE MEIO DE
CONSCIENTIZAÇÃO DAS PESSOAS, A NÃO SER QUE...
b.
AS MULHERES, ATUALMENTE, OCUPAM CADA
VEZ MAIS FUNÇÕES DE DESTAQUE NA VIDA SOCIAL E POLÍTICA DE MUITOS PAÍSES; NO
ENTANTO...
c.
UM CURSO UNIVERSITÁRIO PODE SER UM BOM
CAMINHO PARA A REALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE UMA PESSOA, MAS...
d.
SE NÃO SOUBER PRESERVAR A NATUREZA, O
SER HUMANO ESTARÁ PONDO EM RISCO SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA, PORQUE...
e.
MUITAS PESSOAS PROPÕEM A PENA DE MORTE
COMO MEDIDA PARA CONTER A VIOLÊNCIA QUE EXISTE HOJE EM VÁRIAS CIDADES; OUTRAS,
PORÉM...
f.
MUITOS ALUNOS ACHAM DIFÍCIL FAZER UMA
REDAÇÃO, PORQUE...
g.
MUITOS ALUNOS ACHAM DIFÍCIL FAZER UMA
REDAÇÃO , NO ENTANTO...
h.
UM MEIO DE COMUNICAÇÃO TÃO IMPORTANTE
COMO A TELEVISÃO NÃO DEVE SOFRER CENSURA, POIS ...
i.
UM MEIO DE COMUNICAÇÃO TÃO IMPORTANTE
COMO A TELEVISÃO NÃO DEVE SOFRER CENSURA, ENTRETANTO...
j.
O USO DE DROGAS PELOS JOVENS É, ANTES
DE TUDO, UM PROBLEMA FAMILIAR, PORQUE...
k.
O USO DE DROGAS PELOS JOVENS É, ANTES
DE TUDO, UM PROBLEMA FAMILIAR, EMBORA...
3.
TÓPICO FRASAL DESENVOLVIDO
POR ENUMERAÇÃO.
EXEMPLO:
A TELEVISÃO, APESAR DAS CRÍTICAS QUE
RECEBE, TEM TRAZIDO MUITOS BENEFÍCIOS ÀS PESSOAS, TAIS COMO: INFORMAÇÃO, POR
MEIO DE NOTICIÁRIOS QUE MOSTRAM O QUE ACONTECE DE IMPORTANTE EM QUALQUER PARTE
DO MUNDO; DIVERSÃO, ATRAVÉS DE PROPAGANDAS DE ENTRETENIMENTO (SHOWS,
COMPETIÇÕES ESPORTIVAS); CULTURA, POR MEIO DE FILMES, DEBATES, CURSOS.
FAÇA O MESMO:
a.
NA ESCOLHA DE UMA CARREIRA
PROFISSIONAL, PRECISAMOS CONSIDERAR MUITOS ASPECTOS, DENTRE OS QUAIS DEVEMOS
CITAR:
b.
O DESRESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS
MANIFESTA-SE DE VÁRIAS FORMAS:
c.
O BOM RELACIONAMENTO ENTRE OS MEMBROS
DE UMA FAMÍLIA DEPENDE DE VÁRIOS FATORES, COMO:
d.
A VIDA NAS GRANDES CIDADES OFERECE
VANTAGENS E DESVANTAGENS. DENTRE AS VANTAGENS, PODEMOS LEMBRAR...E, DENTRE AS
DESVANTAGENS, ...
TÓPICO FRASAL DESENVOLVIDO POR DESCRIÇÃO DE
DETALHES. É O PROCESSO TÍPICO DO DESENVOLVIMENTO DE UM PARÁGRAFO DESCRITIVO:
ERA O CASARÃO CLÁSSICO DAS ANTIGAS
FAZENDAS NEGREIRAS. ASSOBRADADO, ERGUIA-SE EM ALICERCES O MURAMENTO, DE PEDRA
ATÉ MEIA ALTURA E DALI, EM DIANTE, DE PAU – A- PIQUE(...)? porta da entrada ia ter
uma escadaria dupla, com alpendre e parapeito desgastado.(Monteiro
Lobato)
Tópico frasal desenvolvido por confronto.
Trata-se de estabelecer um confronto entre duas idéias, dois fatos, dois seres, seja por meio de contrastes das diferenças, seja do paralelo das semelhanças.
Veja o exemplo:
Embora a vida real não seja um jogo, mas algo muito sério, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seu planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido.
O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanças da situação geral, na medida em que se apresentam. (Bruno Betelheim, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido por razões
No desenvolvimento apresentamos as razões, os motivos que comprovam o que afirmamos no tópico frasal.
As adivinhações agradam particularmente às crianças. Por que isso acontece de maneira tão generalizada? Porque, mais ou menos, representam a forma concentrada, quase simbólica, da experiência infantil de conquista da realidade.
Para uma criança, o mundo está cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis, de figuras indecifráveis. A própria presença da criança no mundo é, para ela, uma adivinhação a ser resolvida. Daí o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura da surpresa. (Gianni Rodari, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido por análise
É a divisão do todo em partes.
Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento por parte do público. A terceira procura persuadir o indivíduo, convencê-lo a adquirir certo produto.
A quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos. (Samuel P. Netto, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido pela exemplificação
Consiste em esclarecer o que foi afirmado no tópico frasal por meio de exemplos:
A imaginação utópica e inerente ao homem, sempre existiu e continuará existindo. Sua presença é uma constante em diferentes momentos históricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de lendas e crenças que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento religioso que falam de um paraíso a alcançar; nas teorias de filósofos e cientistas sociais que, apregoando o sonho de uma vida mais justa, pedem-nos que “sejamos realistas, exijamos o impossível”. (Teixeira Coelho, adaptado)
Exercícios
1.Grife o tópico frasal de cada parágrafo apresentado. Não deixe de observar como o autor desenvolve. a) “O isolamento de uma população determina as características culturais próprias. Essas sociedades não têm conhecimento das idéias existentes fora de seu horizonte geográfico. É o que acontece na terra dos cegos do conto de H.G. Welles. Os cegos desconhecem a visão e vivem tranqüilamente com sua realidade, naturalmente adaptados, pois todos são iguais. Esse conceito pode ser exemplificado também pelo caso das comunidades indígenas ou mesmo qualquer outra comunidade isolada.”(Redação de vestibular)
b) “O desprestígio da classe política e o desinteresse do eleitorado pelas eleições proporcionais são muitos fortes. As eleições para os postos executivos é que constituem o grande momento de mobilização do eleitorado. É o momento em que o povão se vinga, aprovando alguns candidatos e rejeitando outros.
Os deputados, na sua grande maioria, pertencem à classe A. É com os membros dessa classe que os parlamentares mantêm relações sociais, comerciais, familiares. É dessa classe com a qual mantêm maiores vínculos, que sofrem as maiores pressões.
Desse modo, nas condições concretas das disputas eleitorais em nosso país, se o parlamentarismo não elimina inteiramente a influência das classes D e E no jogo político, certamente atua no sentido de reduzi-la.” (Leôncio M. Rodrigues)
2. Apresentamos a seguir alguns tópicos frasais para serem desenvolvidos na maneira sugerida.
a) Anacleto é um detetive trapalhão. (por enumeração de detalhes: forneça a descrição física e psicológica do personagem).
b) As novelas transmitidas pela televisão brasileira são muito mais atraentes que nossos filmes. (por confronto)
c) As cidades brasileiras estão se tornando ingovernáveis. (por razões)
d) Há três tipos básicos de composição: a narração, a descrição e a dissertação. (por análise)
e) Nunca diga que algum ser humano é uma ilha: tudo que acontece a um semelhante nos atinge. (por exemplificação)
Tópico frasal desenvolvido por confronto.
Trata-se de estabelecer um confronto entre duas idéias, dois fatos, dois seres, seja por meio de contrastes das diferenças, seja do paralelo das semelhanças.
Veja o exemplo:
Embora a vida real não seja um jogo, mas algo muito sério, o xadrez pode ilustrar o fato de que, numa relação entre pais e filhos, não se pode planejar mais que uns poucos lances adiante. No xadrez, cada jogada depende da resposta à anterior, pois o jogador não pode seguir seu planos sem considerar os contra-ataques do adversário, senão será prontamente abatido.
O mesmo acontecerá com um pai que tentar seguir um plano preconcebido, sem adaptar sua forma de agir às respostas do filho, sem reavaliar as constantes mudanças da situação geral, na medida em que se apresentam. (Bruno Betelheim, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido por razões
No desenvolvimento apresentamos as razões, os motivos que comprovam o que afirmamos no tópico frasal.
As adivinhações agradam particularmente às crianças. Por que isso acontece de maneira tão generalizada? Porque, mais ou menos, representam a forma concentrada, quase simbólica, da experiência infantil de conquista da realidade.
Para uma criança, o mundo está cheio de objetos misteriosos, de acontecimentos incompreensíveis, de figuras indecifráveis. A própria presença da criança no mundo é, para ela, uma adivinhação a ser resolvida. Daí o prazer de experimentar de modo desinteressado, por brincadeira, a emoção da procura da surpresa. (Gianni Rodari, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido por análise
É a divisão do todo em partes.
Quatro funções básicas têm sido atribuídas aos meios de comunicação: informar, divertir, persuadir e ensinar. A primeira diz respeito à difusão de notícias, relatos e comentários sobre a realidade. A segunda atende à procura de distração, de evasão, de divertimento por parte do público. A terceira procura persuadir o indivíduo, convencê-lo a adquirir certo produto.
A quarta é realizada de modo intencional ou não, por meio de material que contribui para a formação do indivíduo ou para ampliar seu acervo de conhecimentos. (Samuel P. Netto, adaptado)
Tópico frasal desenvolvido pela exemplificação
Consiste em esclarecer o que foi afirmado no tópico frasal por meio de exemplos:
A imaginação utópica e inerente ao homem, sempre existiu e continuará existindo. Sua presença é uma constante em diferentes momentos históricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de lendas e crenças que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento religioso que falam de um paraíso a alcançar; nas teorias de filósofos e cientistas sociais que, apregoando o sonho de uma vida mais justa, pedem-nos que “sejamos realistas, exijamos o impossível”. (Teixeira Coelho, adaptado)
Exercícios
1.Grife o tópico frasal de cada parágrafo apresentado. Não deixe de observar como o autor desenvolve. a) “O isolamento de uma população determina as características culturais próprias. Essas sociedades não têm conhecimento das idéias existentes fora de seu horizonte geográfico. É o que acontece na terra dos cegos do conto de H.G. Welles. Os cegos desconhecem a visão e vivem tranqüilamente com sua realidade, naturalmente adaptados, pois todos são iguais. Esse conceito pode ser exemplificado também pelo caso das comunidades indígenas ou mesmo qualquer outra comunidade isolada.”(Redação de vestibular)
b) “O desprestígio da classe política e o desinteresse do eleitorado pelas eleições proporcionais são muitos fortes. As eleições para os postos executivos é que constituem o grande momento de mobilização do eleitorado. É o momento em que o povão se vinga, aprovando alguns candidatos e rejeitando outros.
Os deputados, na sua grande maioria, pertencem à classe A. É com os membros dessa classe que os parlamentares mantêm relações sociais, comerciais, familiares. É dessa classe com a qual mantêm maiores vínculos, que sofrem as maiores pressões.
Desse modo, nas condições concretas das disputas eleitorais em nosso país, se o parlamentarismo não elimina inteiramente a influência das classes D e E no jogo político, certamente atua no sentido de reduzi-la.” (Leôncio M. Rodrigues)
2. Apresentamos a seguir alguns tópicos frasais para serem desenvolvidos na maneira sugerida.
a) Anacleto é um detetive trapalhão. (por enumeração de detalhes: forneça a descrição física e psicológica do personagem).
b) As novelas transmitidas pela televisão brasileira são muito mais atraentes que nossos filmes. (por confronto)
c) As cidades brasileiras estão se tornando ingovernáveis. (por razões)
d) Há três tipos básicos de composição: a narração, a descrição e a dissertação. (por análise)
e) Nunca diga que algum ser humano é uma ilha: tudo que acontece a um semelhante nos atinge. (por exemplificação)
Assinar:
Postagens (Atom)