terça-feira, 18 de setembro de 2012


Atividades relacionadas à crase
1.       Explique o que é crase.
2.       Posso dizer que crase é o mesmo que acento?
3.       Alguém pode crasear o a? Por quê?
4.       Indique a existência da crase usando o acento grave no a, quando convier:
a.       Você vai a aula hoje?
b.      Fui a Santos das belas praias, cidade a que vou todos os fins de semana.
c.       Não vou a Brasília, vou a Bahia, a essa maravilhosa Bahia.
d.      Fui a Santos ontem, estou cansado, não vou a aula.
e.      Obedeça a sinalização, é o que pedem as placas nas rodovias.
f.        Não desobedeça a ninguém, nem  mesmo aquele que a você não obedece.
g.       Nunca desobedeça a nenhuma pessoa, nem mesmo a sua sogra!
h.      Telefonei a ela, depois a você e a todas as nossas amigas.
i.         Escreveram a ti antes de escreverem a mim; refiro-me a Lurdes.
j.        Fui a Londres, ou melhor, a velha Londres.
k.       Fui a casa, apanhei o guarda-chuva e voltei a casa de Manuel.
l.         Se você for a Inglaterra, iremos a Portugal ou talvez a Noruega.
m.    Você não deve ir a festa nem a recepção alguma: é a recomendação médica.
n.      A cena a qual assistimos foi lamentável.
o.      A cena a que assistimos foi lamentável.
p.      Entreguei o documento a V. EXª , e não a quem me mandaram entregar.
5.       Reescreva as frases abaixo, substituindo os termos grifados pelos que estão entre parênteses:
a.       Cumprir as ordens dos pais é sinal de maturidade do filho. (obedecer)
b.      Ninguém mencionou as queixas dos alunos. (referiu-se)
c.       O presidente, no discurso, citou as últimas estatísticas. (aludiu)
d.      Pessoas cuidadosas preveem as más ocorrências. (antecipam-se)
e.      Se quer vencer, cultive as pessoas certas. (ligue-se)
f.        Hoje, está apto aos desafios mais difíceis. (provas)
g.       A observância aos ritos é condição de base das religiões. (regras)
h.      A vacina o deixou imune ao sarampo. (rubéola)
6.       Preencha as lacunas com a ou à:
Depois de dias no mar, o barco voltou (  ) terra. Os parentes dos pescadores observavam, (  ) distância, a embarcação se aproximar da praia. Estavam há dias (  ) míngua de peixe, por isso não escondiam ( ) euforia (  ) medida que a embarcação se aproximava.



Nenhum comentário:

Postar um comentário