segunda-feira, 21 de julho de 2014

1. Discurso direto: o narrador reproduz textualmente as pala-
vras, falas, as características da personagem. Ao construir o dis-
curso direto, o autor atualiza o acontecimento, tornando viva e
natural a personagem, a cena. Como se fosse uma peça teatral, o
autor agiliza a narrativa. Usa-se o travessão e certos verbos espe-
ciais, que chamamos de verbos “de dizer” ou verbos dicend (falar,
dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar).
2. Discurso indireto: o narrador “conta” o que a personagem
disse. Conhecemos suas palavras indiretamente. Há uma intensa
identidade, quase se misturam narrador e personagem.
3. Discurso indireto livre ou misto: o narrador incorpora na sua
linguagem a fala das personagens e assim nos transmite a essên-
cia do pensamento ou do sentimento. No discurso indireto livre
existe a inserção sutil da fala da personagem sem as marcas do
discurso direto, porém com toda a sua força e vivacidade.
ESTRATÉGIA DE LEITURA
Existem alguns modos de mostrar como um texto é estruturado ou
apontar determinados recursos linguísticos. Um deles é solicitar-lhes
que sublinhem ou circulem – de diferentes cores – os elementos que
se quer destacar. Ao longo das oficinas, esse recurso será usado algu-
mas vezes. Você e seus alunos poderão fazer isso por meio do CD, com
o texto projetado na parede.

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