domingo, 26 de abril de 2015

texto e contexto
Os poemas do livro "A rosa do povo", ao qual pertence o "medo", que você leu, foram escritos quando o mundo vivia os horrores da Segunda Guerra Mundial, quando Estados Unidos, Inglaterra, Rússia e vários outros países se reuniram para combater o nazismo e o fascismo, regimes totalitários e opressores.
Ao mesmo tempo, no Brasil, o presidente Getúlio Vargas instituiu a ditadura do Estado Novo (1937 - 1945). Nessa época, não havia partidos políticos e o Congresso Nacional foi fechado. Em eleições, claro, nem se falava. Os estados eram governados por interventores nomeados diretamente por Getúlio. A imprensa estava totalmente censurada, ninguém podia criticar o governo. As greves foram proibidas. Os sindicatos, controlados pelo Estado. As prisões ficaram cheias de inimigos do regime.
Segundo o poeta Carlos Drummond de Andrade, o livro A rosa do povo é uma tradução daquela época sombria; uma obra que, de certa maneira, reflete um tempo , não só individual mas coletivo, no país e no mundo.
Releia este trecho
A imprensa estava totalmente censurada, ninguém podia criticar o governo. As greves foram proibidas. Os sindicatos, controlados pelo Estado. As prisões ficaram cheias de inimigos do regime.
Qual dos versos a seguir retrata melhor o trecho destacado?
A) nascemos no escuro
B) em verdade temos medo
C) em fomos educados para o medo
D) nosso destino incompleto.
A ditadura de Vargas perseguia os opositores do governo chegando mesmo a silenciá - los com prisões, torturas e mortes. Imagine como deveria ser a vida de um adolescente nesse período. Que tipo de medo ele poderia ter/?

Nenhum comentário:

Postar um comentário