sexta-feira, 1 de abril de 2016

O valor da primeira escrita
A primeira produção propicia um diagnóstico dos conhecimentos
e das dificuldades de cada aluno. Esses dados darão pistas para que
você possa planejar as intervenções necessárias no desenvolvimento
de cada etapa do trabalho.
Abaixo há o exemplo de uma análise de produção inicial que poderá
ajudá-lo a avaliar seus alunos e planejar os próximos passos do traba-
lho. Confira também o bilhete do professor, que enaltece os progressos
da aluna, bem como aponta os pontos a ser aperfeiçoados.
Escola: Professor Antônio Barifaldi
Aluna: Mariana Camargo
Ano escolar: 6º - ano
“O dia que a Vai-Vai ganhou”
O dia que a Vai-Vai foi campeã foi uma festa imensa foi tudo de graça e faz
mais de cinco anos que eu saio e o ano que vem eu vou desfilar na ala Show porque
eu saía na ala das crianças.
A Vai-vai faz mais de 30 anos que desfila. Eu saio com várias crianças e a
fantasia é linda e a gente ensaia de quinta a domingo na Vai-vai. Minha mãe desfila
na bateria tem mais de 20 anos. Todo mundo acha a bateria da Vai-vai nota mil.
Eu amo a Vai-vai e eu não vou sair de lá tão cedo. Eu canto assim eu nunca vou
te abandonar Vai-vai porque te amo.
Mariana,
Quer dizer que temos uma sambista na nossa classe?
Adorei saber que você gosta de desfilar na avenida, deve ser
muito emocionante mesmo! Você transmite essa emoção e
seu amor pela escola. No decorrer das aulas, você vai entender
porque seu texto ainda não é uma crônica. E, melhor ainda,
tenho certeza de que vai escrever belas crônicas!
4ª etapa

Análise da primeira escrita
Aspectos que você pode analisar na primeira produção:
Análise da primeira escrita
Aspectos que você pode analisar na primeira produção:
✓ O tema é adequado?
✓ Há apenas a descrição do fato, o relato da situação?
Ou o relato é a base para a interpretação, que faz pensar?
✓ O tom da narrativa foi bem escolhido?
Com esses parâmetros, o texto da Mariana poderia ser avaliado assim:
✓ A aluna escolheu um tema próximo de sua realidade.
Parece que ela já conseguiu definir “o que dizer” e o foco
narrativo (autor-personagem). O ideal será aproveitar
esse tema na produção final.
✓ Escreveu um relato de experiência pessoal (a descrição do
fato), e não uma crônica.
✓ Será preciso ajudá-la a perceber as peculiaridades de uma
crônica. Com o desenvolvimento dos próximos passos (leitura de
crônicas e atividades de escrita), ela vai exercitar o “como dizer”.
✓ O texto apresenta também problemas de pontuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário