sábado, 30 de abril de 2016

Finalmente parece que a rede Globo de telecomunicações esqueceu um pouco do tal impeachmeant!
Caso esse que já vem sendo falado há muito tempo!
Quantas pessoas estão em crise nesse país e assim esquecida em prol de uma presidenta que se diz inocente!
Acredito que ela não é tão inocente assim! Fala sério! Quem é inocente nesse país? julgo os políticos...
Ao ver toda essa baderna me dá nojo e indignação dessas atitudes tanto dos políticos quanto da mídia que é muito tendenciosa!
Por que não focalizar nos assuntos mais sérios como a falta de vacina anti gripal H1N1?
Quantas pessoas ficaram sem? E... de quem é a culpa?
Acredito que está mais que na hora do povo brasileiro acordar e ver que a culpa não é só dos políticos de Brasília e sim de toda uma nação analfabeta e sem hábitos para que realmente possa julgar alguém para ocupar um cargo representando a nossa nação.
Fala sério! Acorda BRASIL!!!!
A casa da rua Neris Barbosa
Sou  vizinha de uma casa, pelo menos quem eu vejo é uma casa. Ela é branca, tijoloinhos à vista, claro pintados de branco.
A casinha está do mesmo jeito , desde que cheguei aqui em  Antônio João. Sempre achei a casa sinistra! Parece não viver ninguém. Interessante que só à noite vejo movimentos naquele lugar! Aos finais de semana sempre chega um fiat uno ano 99 de cor azul.
Certa noite levantei pra beber água, coisa que raras vezes faço, curiosamente olhei na janela e de onde olhei aparece a bendita casa! Vi uma senhora saindo de lá! Ela estava toda vestida de preto e usava um chapéu muito grande! Logo pensei: -Será que ela é uma bruxa? Mas...como? não acredito em seres sobre naturais!
Fiquei olhando e seguindo os passos dela! Se ela é uma bruxa é moderna porque não usava vassoura! Olhei, olhei, até ela desaparecer! Ela virou na esquina que vai para o cemitério! Nossa!!!!! Ela vai para o cemitério! Então ela é uma bruxa de verdade! Me arrepiei de medo.
Voltei para meu quarto, fechei a porta, chaveei, deitei e me cobri até tampar a cabeça. Fiquei sem fôlego! Ufa!!!!! Destampei a cabeça e imaginei assim: - se ela é uma bruxa, não vai adiantar fechar portas e cobrir a cabeça, porque com seus poderes sobre naturais ela vai me levar para o outro mundo. Confesso que nunca senti tanto medo quanto aquela madrugada!

De repente escutei um barulho e era meu despertador anunciando que já eram seis horas da manhã e nele estava escrito ACORDA! Então em um súbito levantei assustada, fiquei parada e vi que tudo não passou de um belo pesadelo! Ai que maravilha!!! Isso quer dizer que ela não é uma bruxa! Mas então, quem  mora na casa da frente?

terça-feira, 5 de abril de 2016

AGORA QUE VOCÊ JÁ SE AQUECEU, RESPONDA ÀS QUESTÕES ABAIXO COM "S" (SIM) OU "N" (NÃO), OBSERVANDO AS CARACTERÍSTICAS QUE PODEM SER ENCONTRADAS EM UMA CRÔNICA. UMA DICA: VOCÊ PODERÁ ESCOLHER MAIS DE UMA ALTERNATIVA EM CADA QUESTÃO.
  1. OS TEMAS ABORDADOS NAS CRÔNICAS:
A) GERALMENTE SE VOLTAM A ASPECTOS D COTIDIANO. (S)  (N)
B) FOCALIZAM, OBRIGATORIAMENTE O COTIDIANO. (S) (N)
C) PODEM REVELAR UM PONTO DE VISTA DO AUTOR. (S) (N)
D) DIZEM RESPEITO SEMPRE A SITUAÇÕES REAIS TRATADAS COM LEVEZA. (S) (N)
E) FREQUENTEMENTE FOCALIZAM ASPECTOS DO COMPORTAMENTO HUMANO, (S) (N)
    
   2.  ENTRE OUTROS GÊNEROS DE QUE A CRÔNICA SE APROXIMA ENCONTRA-SE:

A) O CONTO. (S) (N)
B) A MEMÓRIA. (S) (N)
C) O RELATÓRIO DE PESQUISA. (S) (N)
D) O ARTIGO DE OPINIÃO. (S) (N)
E) TRECHOS DE PROSA POÉTICA. (S) (N)

3.   A MAIORIA DAS CRÔNICAS BRASILEIRAS COSTUMA APRESENTAR TOM PREDOMINANTE:
A)  DENSO, APROFUNDANDO UM TEMA FILOSÓFICO. (S) (N)
B)  LEVE, COM PITADAS HUMORÍSTICAS E/OU POÉTICAS. (S) (N)
C)  MULTIFACETADO, VOLTADO PARA VÁRIOS ASSUNTOS. (S) (N)
D) COLOQUIAL, QUE SUGERE PROXIMIDADE COM O LEITOR. (S) (N)
E)   INDOFERENTE E NEUTRO.
4.   NO DESENVOLVIMENTO DO TEXTO, O AUTOR:
A)  EVITA A LINGUAGEM INFORMAL. (S) (N)
B)  CONVIDA À REFLAXÃO. (S) (N)
C)  PODE SE VALER DE IRONIA? (S) (N)
D) PODE UTILIZAR COMPARAÇÕES E METÁFORAS POÉTICAS. (S) (N)
E)   DEIXA DE LADO OS FATOS MIÚDOS. (S) (N)
5.   PARA CONCLUIR SEU TEXTO, O AUTOR:
A)  OMITE SUA POSIÇÃO. (S) (N)
B)  PODE CONVIDAR O LEITOR A CRIAR A CONCLUSÃO . (S) (N)
C)  RETOMA BREVEMENTE AS IDEIAS APRESENTADAS, ARTICULANDO-AS DE FORMA LÓGICA, PARA CONDUZIR. (S) (N)
D) PODE RESERVAR UMA SURPRESA NO FINAL. (S)  (N)

E)   EXTRAPOLA O TMA, VALENDO-SE DE CONCEITOS TEÓRICOS. (S) (N).

sexta-feira, 1 de abril de 2016

O valor da primeira escrita
A primeira produção propicia um diagnóstico dos conhecimentos
e das dificuldades de cada aluno. Esses dados darão pistas para que
você possa planejar as intervenções necessárias no desenvolvimento
de cada etapa do trabalho.
Abaixo há o exemplo de uma análise de produção inicial que poderá
ajudá-lo a avaliar seus alunos e planejar os próximos passos do traba-
lho. Confira também o bilhete do professor, que enaltece os progressos
da aluna, bem como aponta os pontos a ser aperfeiçoados.
Escola: Professor Antônio Barifaldi
Aluna: Mariana Camargo
Ano escolar: 6º - ano
“O dia que a Vai-Vai ganhou”
O dia que a Vai-Vai foi campeã foi uma festa imensa foi tudo de graça e faz
mais de cinco anos que eu saio e o ano que vem eu vou desfilar na ala Show porque
eu saía na ala das crianças.
A Vai-vai faz mais de 30 anos que desfila. Eu saio com várias crianças e a
fantasia é linda e a gente ensaia de quinta a domingo na Vai-vai. Minha mãe desfila
na bateria tem mais de 20 anos. Todo mundo acha a bateria da Vai-vai nota mil.
Eu amo a Vai-vai e eu não vou sair de lá tão cedo. Eu canto assim eu nunca vou
te abandonar Vai-vai porque te amo.
Mariana,
Quer dizer que temos uma sambista na nossa classe?
Adorei saber que você gosta de desfilar na avenida, deve ser
muito emocionante mesmo! Você transmite essa emoção e
seu amor pela escola. No decorrer das aulas, você vai entender
porque seu texto ainda não é uma crônica. E, melhor ainda,
tenho certeza de que vai escrever belas crônicas!
4ª etapa

Análise da primeira escrita
Aspectos que você pode analisar na primeira produção:
Análise da primeira escrita
Aspectos que você pode analisar na primeira produção:
✓ O tema é adequado?
✓ Há apenas a descrição do fato, o relato da situação?
Ou o relato é a base para a interpretação, que faz pensar?
✓ O tom da narrativa foi bem escolhido?
Com esses parâmetros, o texto da Mariana poderia ser avaliado assim:
✓ A aluna escolheu um tema próximo de sua realidade.
Parece que ela já conseguiu definir “o que dizer” e o foco
narrativo (autor-personagem). O ideal será aproveitar
esse tema na produção final.
✓ Escreveu um relato de experiência pessoal (a descrição do
fato), e não uma crônica.
✓ Será preciso ajudá-la a perceber as peculiaridades de uma
crônica. Com o desenvolvimento dos próximos passos (leitura de
crônicas e atividades de escrita), ela vai exercitar o “como dizer”.
✓ O texto apresenta também problemas de pontuação.
ACESSAR: ALUNOS DO 9º ANO
www.dominiopublico.gov.br
www.releitura.com
www.jornaldepoesia.jor.br
www.2uol.com.br/machadodeassis.