quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ARGUMENTAÇÃO
PODE-SE DEFINIR A ARGUMENTAÇÃO COMO A AÇÃO VERBAL PELA QUAL SE LEVA UMA PESSOA E/OU TODO UM AUDITÓRIO A ACEITAR UMA DETERMINADA TESE, VALENDO-SE PARA TANTO, DE RECURSOS QUE DEMONSTREM A CONSCIÊNCIA DESSA TESE. ESSES RECURSOS SÃO AS VERDADES ACEITAS POR UMA DETERMINADA COMUNIDADE, ASSIM COMO OS VALORES E OS PROCEDIMENTOS POR ELA CONSIDERADOS CORRETOS OU VÁLIDOS. DESSA FORMA, ARGUMENTAÇÃO É UM TERMO QUE SE REFERE TANTO A ESSE ATO DE CONVENCIMENTO QUANTO AO CONJUNTO DE RECURSOS UTILIZADOS PARA REALIZÁ-LO.
POR ISSO MESMO, A ARGUMENTAÇÃO SEMPRE PARTE DE UM OBJETIVO A SER ATINGIDO (A ADESÃO À TESE APRESENTADA) E LANÇA MÃO DE UM CONJUNTO DE ESTRATÉGIAS PRÓPRIAS PARA ISSO, LEVANDO EM CONTA AQUILO QUE FAZ SENTIDO PARA QUEM LÊ OU OUVE. DAÍ A IMPORTÂNCIA DE CONHECER-SE O LEITOR OU O OUVINTE; AFINAL, A TÍTULO DE EXEMPLO, O ARGUMENTO QUE FUNCIONA MUITO BEM PARA UM GRUPO DE ESTUDANTES ADOLESCENTES NÃO TERÁ O MESMO EFEITO SOBRE UMA COMUNIDADE DE SENHORAS CATÓLICAS - E VICE-VERSA.  

2 comentários:

  1. Que desagradável, se apropriar de uma ideia como sendo sua. Esta fala é do prof. Egon Rangel, dê-lhe os devidos créditos.

    ResponderExcluir
  2. Que desagradável, se apropriar de uma ideia como sendo sua. Esta fala é do prof. Egon Rangel, dê-lhe os devidos créditos.

    ResponderExcluir