quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ARGUMENTAR
ARGUMENTAR É UMA AÇÃO VERBAL NA QUAL SE UTILIZA A PALAVRA ORAL OU ESCRITA PARA DEFENDER UMA TESE, OU SEJA, UMA OPINIÃO, UMA POSIÇÃO, UM PONTO DE VISTA PARTICULAR A RESPEITO DE DETERMINADO FATO.
QUEM ARGUMENTA, COMO A PRÓPRIA PALAVRA SUGERE, SE VALE DE ARGUMENTOS, QUE NADA MAIS SÃO QUE RAZÕES, VERDADES, FATOS, VIRTUDES E VALORES (ÉTICOS, ESTÉTICOS, EMOCIONAIS) TÃO AMPLAMENTE RECONHECIDOS QUE, JUSTAMENTE POR ISSO, SERVEM DE ALICERCE PARA A TESE DEFENDIDA.
ASSIM COMO NUM JOGO, QUEM ARGUMENTA FAZ SUAS JOGADAS PARA SE SAIR VENCEDOR: ENTRE OUTRAS COISAS, AFIRMA, NEGA, CONTESTA, EXPLICA, PROMETE, PROFETIZA, CRITICA, DÁ EXEMPLOS, IRONIZA. E TODAS ESSAS JOGADAS ESTÃO A SERVIÇO DA CRIAÇÃO DE UM CLIMA FAVORÁVEL À ADESÃO DO PÚBLICO ÀS POSIÇÕES DEFENDIDAS. A CADA "LANCE" , O ARGUMENTADOR SE ESFORÇA PARA COMPROVAR QUE ESTÁ INDO PELO CAMINHO CERTO; CASO CONTRÁRIO, PERDERÁ CREDIBILIDADE E SERÁ VENCIDO.
UM AUDITÓRIO É O CONJUNTO DOS QUE ASSISTEM A UM DEBATE, ACOMPANHAM OU SE INTERESSAM POTENCIALMENTE PELO ASSUNTO EM QUESTÃO. NOS GRANDES DEBATES, ELE É O REPRESENTANTE DA OPINIÃO PÚBLICA. POR ISSO MESMO A FUNÇÃO DO AUDITÓRIO É FREQUENTEMENTE DECISIVA PARA O DEBATE. QUANDO ALGUÉM ESCREVE UMA CARTA A UM JORNAL, POR EXEMPLO, ARGUMENTANDO CONTRA UMA POSIÇÃO DEFENDIDA EM DETERMINADA MATÉRIA, ESTÁ QUERENDO CONVENCER, ANTES DE TUDO, O CONJUNTO DOS LEITORES, OU SEJA, O AUDITÓRIO.
TODO JOGADOR DESENVOLVE ESTRATÉGIAS, ISTO É, UM PLANO E UM ESTILO PRÓPRIOS DE AÇÃO VERBAL PARA, POR MEIO DELES, VENCER O ADVERSÁRIO. NO JOGO ARGUMENTATIVO, ENTRETANTO, É PRECISO CONVENCER, OU SEJA, VENCER COM A AJUDA DE TODOS, QUE PRECISAM ADERIR À TESE, GRAÇAS À EFICIÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS E À FORÇA DOS ARGUMENTOS. DAÍ O VALOR SOCIAL DA ARGUMENTAÇÃO, NA MEDIDA EM QUE SE TRATA DE UMA VITÓRIA COLETIVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário