segunda-feira, 6 de agosto de 2012


CRÔNICA
A CRÔNICA É, EM GERAL, UMA NARRATIVA CURTA QUE FOCALIZA UM FATO DO COTIDIANO. NORMALMENTE É VEICULADA EM JORNAIS E REVISTAS, E A CIDADE COSTUMA SER O ESPAÇO PREFERENCIAL EM QUE SE DESENVOLVE O ENREDO.
HÁ DIVERSOS TIPOS DE CRÔNICA, DENTRE ELAS A HUMORÍSTICA, A REFLEXIVA, A LÍRICA. NAS CRÔNICAS HUMORÍSTICAS, EM GERAL PREDOMINAM AS SEQUÊNCIAS NARRATIVAS. NESSE CASO A AÇÃO COSTUMA SER RÁPIDA E SINTÉTICA. NAS CRÔNICAS REFLEXIVAS, COSTUMAM PREDOMINAR AS SEQUÊNCIAS ARGUMENTATIVAS. NAS CRÔNICAS LÍRICAS DESTACA-SE O EMPREGO DE LINGUAGEM FIGURADA.
NAS CRÔNICAS EM QUE PREDOMONAM AS SEQUÊNCIAS NARRATIVAS, O FOCO ARRATIVO PODE ESTAR TANTO EM 1ª QUANTO EM 3ª PESSOA, EMBORA EM GERAL PREDOMINE, TANTO NA CRÔNICA HUMORÍSTICA QUANTO NA REFLEXIVA, O NARRADOR EM 1ª PESSOA, QUE PARECE CONVERSAR COM SEU LEITOR.
EM GRAL, A LINGUAGEM DE CRÔNICAS HUMORÍSTICAS COMO A DE TUTTY VASQUES APRESENTA CERTA INFORMALIDADE. NESSAS CRÔNICAS, É COMUM ENCONTRAR EXPRESSÕES COLOQUIAIS E GÍRIAS.
CRÔNICA É UM GÊNERO TEXTUAL EM QUE SE APRESENTAM FATOS DO COTIDIANO A PARTIR DA ÓTICA PARTICULAR DO CRONISTA. NESSE GÊNERO, HÁ POUCOS PERSONAGENS, LINGUAGEM QUASE SEMPRE INFORMAL, SIMPLES, DIRETA E, ÀS VEZES, POÉTICA. PODE SER ELABORADA COM A INTENÇÃO DE DIVERTIR, DE EMOCIONAR, OU DE FZER O LEITOR RELFETIR.
INSPIRE-SE EM UMA DAS NOTÍCIAS APRESENTADAS A SEGUIR PARA PRODUZIR A SUA CRÔNICA.

1ª PROPOSTA:
ESTE PRIMEIRO TEXTO, “O MENINO E O VIOLONCELO”, DIVULGA O PROGRAMA SOCIAL “GENTE DO BRASIL”, REALIZADO PELA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE. TRATA-SE DE UM PROGRAMA DE INCENTIVO PARA QUE OS JOVENS POSSAM LUTAR PELA CONQUISTA DE SEUS SONHOS.
O MENINO E O VIOLONCELO
A MÃE DE CLAUDIOMIRO FREITAS, DONA SÔNIA, TINHA QUE BRIGAR MUITO COM O FILHO PARA ELE ESTUDAR. EM 2004, UM INSTRUMENTO PROVOCOU UMA VIRADA NESSA ROTINA. QUANDO CONHECEU O PROGRAMA VALE MÚSICA, O JOVEM TÍMIDO NEM SABIA O QUE ERA VIOLONCELO. HOJE, ELE SE TANSFORMA AO SUBIR EM UM PALCO. ANO PASSADO, ESTREOU NO TEMPLO DA MÚSICA CLÁSSICA NO PARÁ, O THEATRO DA PAZ. A ORQUESTRA VALE MÚSICA ABRIU A APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA. HÁ DOIS MESES, UMA NOVA CONQUISTA: CLAUDIOMIRO FOI APROVADO EM UM CONCURSO PARA TOCAR COMO CONVIDADO NA ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO DA PAZ. NA DISPUTA ELE ENFRENTOU CINCO ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DA FACULDADE DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
                                                                                                                                                        VEJA, SÃO PAULO, 14 OUT.2009
2ª PROPOSTA
O SEGUNDO TEXTO É UMA NOTA JORNALÍSTICA INTITULADA “60 ANOS DEPOIS LADRÃO SE ARREPENDE”, QUE NARRA O COMPORTAMENTO INESPERADO DE UM LADRÃO QUE, APÓS 60 ANOS, RESOLVE DEVOLVER O QUE FURTOU.
60 ANOS DEPOIS LADRÃO SE ARREPENDE
UMA CARTA ANÔNIMA REVELOU, NA QUARTA-FEIRA 7, O ROUBO DE UMA CRUZ DA IMAGEM DE SÃO LUÍS REI DE  FRANÇA DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS EM MARIANA, MINAS GERAIS. O AUTOR DA MISSIVA FOI O PRÓPRIO LADRÃO, QUE PEDIA PERDÃO E ALEGAVA ARREPENDIMENTO PELO ATO. OCORRIDO HÁ 60 ANOS, O FURTO NEM SEQUER HAVIA SIDO NOTADO PELA DIOCESE LOCAL. O LARÁPIO QUER NTREGAR PESSOALMENTE O OBJETO À IGREJA. PARA O DESTINATÁRIO DA CARTA, ANTÔNIO PACHECO FILHO, EX-PRESIDENTE DA ORDEM DA TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO, O ARREPENDIMENTO FOI BEM-VINDO, MAS ELE AVISA: “O AUTOR DO FURTO, POR MIM, ESTÁ PERDOADO, MAS NÃO SOU EU QUE DEVO PERDOAR”. “QUEM PERDOA É DEUS”.
                                                                                        ISTO É, SÃO PAULO, N.2083, P.27, 14 OUT. 2009. TRÊS EDITORIAL LTDA.

3ª proposta
O TERCEIRO TEXTO, “LENDA ESPACIAL”, BASEIA-SE NO FATO DE MUITAS PESSOAS JULGAREM FALSA A HISTÓRIA DA VIAGEM D SER HUMANO À LUA.
LENDA ESPACIAL – TUDO NÃO PASSOU DE UMA FARSA?
ATÉ HOJE, NÃO SÃO POUCOS OS QUE DUVIDAM DO QUE ACONTECEU NAQUELES DIAS DE JULHO DE 1969. SERÁ QUE FOI TUDO VERDADE MESMO? FOI. MAS ISSO NÃO IMPEDIU QUE A “TEORIA DA FRAUDE LUNAR”, COM O PASSAR DOS ANOS, SE TORNASSE UMA PERSISTENTE E INTRINCADA LENDA URBANA. HÁ VÁRIOS SITES QUE APONTAM “INCOSISTÊNCIAS” NAS FOTOS E NOS VÍDEOS PRODUZIDOS PELOS ASTRONAUTAS. HOUVE ATÉ QUEM DISSESSE QUE TUDO NÃO PASSOU DE UMA ENCENAÇÃO, PRODUZIDA POR NINGUÉM MENOS QUE O CINEASTA STANLEY KUBRICK. AS PROVAS DE QUE O HOMEM ESTAVE NA LUA SÃO INCONTESTÁVEIS.
NA ÉPOCA, OS RUSSOS MONITORARAM ATENTAMENTE AS TRANSMISSÕES DA APOLLO 11, VINDAS DA LUA. E OS ASTRONAUTAS DEIXARAM MUITA TRANQUEIRA POR LÁ – INCLUSIVE UM REFLETOR DE LASER, USADO ATÉ HOJE – E TROUXERAM MUITA COISA DE VOLTA – ROCHAS CUJA ORIGEM NÃO PODERIA SER FALSIFICADA.



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