CRÔNICA
A CRÔNICA É, EM GERAL, UMA NARRATIVA
CURTA QUE FOCALIZA UM FATO DO COTIDIANO. NORMALMENTE É VEICULADA EM JORNAIS E
REVISTAS, E A CIDADE COSTUMA SER O ESPAÇO PREFERENCIAL EM QUE SE DESENVOLVE O
ENREDO.
HÁ
DIVERSOS TIPOS DE CRÔNICA, DENTRE ELAS A HUMORÍSTICA,
A REFLEXIVA, A LÍRICA. NAS CRÔNICAS HUMORÍSTICAS, EM
GERAL PREDOMINAM AS SEQUÊNCIAS NARRATIVAS. NESSE CASO A AÇÃO COSTUMA SER RÁPIDA
E SINTÉTICA. NAS CRÔNICAS REFLEXIVAS, COSTUMAM
PREDOMINAR AS SEQUÊNCIAS ARGUMENTATIVAS. NAS CRÔNICAS LÍRICAS DESTACA-SE O
EMPREGO DE LINGUAGEM FIGURADA.
NAS CRÔNICAS EM QUE PREDOMONAM AS
SEQUÊNCIAS NARRATIVAS, O FOCO ARRATIVO PODE ESTAR TANTO EM 1ª QUANTO EM 3ª
PESSOA, EMBORA EM GERAL PREDOMINE, TANTO NA CRÔNICA HUMORÍSTICA QUANTO NA
REFLEXIVA, O NARRADOR EM 1ª PESSOA, QUE PARECE CONVERSAR COM SEU LEITOR.
CRÔNICA
É UM GÊNERO TEXTUAL EM QUE SE APRESENTAM FATOS DO COTIDIANO A PARTIR DA ÓTICA
PARTICULAR DO CRONISTA. NESSE GÊNERO, HÁ POUCOS PERSONAGENS, LINGUAGEM QUASE
SEMPRE INFORMAL, SIMPLES, DIRETA E, ÀS VEZES, POÉTICA. PODE SER ELABORADA COM A
INTENÇÃO DE DIVERTIR, DE EMOCIONAR, OU DE FZER O LEITOR RELFETIR.
INSPIRE-SE
EM UMA DAS NOTÍCIAS APRESENTADAS A SEGUIR PARA PRODUZIR A SUA CRÔNICA.
1ª
PROPOSTA:
ESTE
PRIMEIRO TEXTO, “O MENINO E O VIOLONCELO”, DIVULGA O PROGRAMA SOCIAL “GENTE DO
BRASIL”, REALIZADO PELA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE. TRATA-SE DE UM PROGRAMA DE
INCENTIVO PARA QUE OS JOVENS POSSAM LUTAR PELA CONQUISTA DE SEUS SONHOS.
O
MENINO E O VIOLONCELO
A MÃE
DE CLAUDIOMIRO FREITAS, DONA SÔNIA, TINHA QUE BRIGAR MUITO COM O FILHO PARA ELE
ESTUDAR. EM 2004, UM INSTRUMENTO PROVOCOU UMA VIRADA NESSA ROTINA. QUANDO
CONHECEU O PROGRAMA VALE MÚSICA, O JOVEM TÍMIDO NEM SABIA O QUE ERA VIOLONCELO.
HOJE, ELE SE TANSFORMA AO SUBIR EM UM PALCO. ANO PASSADO, ESTREOU NO TEMPLO DA
MÚSICA CLÁSSICA NO PARÁ, O THEATRO DA PAZ. A ORQUESTRA VALE MÚSICA ABRIU A
APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA. HÁ DOIS MESES, UMA NOVA
CONQUISTA: CLAUDIOMIRO FOI APROVADO EM UM CONCURSO PARA TOCAR COMO CONVIDADO NA
ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO DA PAZ. NA DISPUTA ELE ENFRENTOU CINCO ALUNOS DO
ÚLTIMO ANO DA FACULDADE DE MÚSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.
VEJA, SÃO PAULO, 14 OUT.2009
2ª PROPOSTA
O SEGUNDO
TEXTO É UMA NOTA JORNALÍSTICA INTITULADA “60 ANOS DEPOIS LADRÃO SE ARREPENDE”,
QUE NARRA O COMPORTAMENTO INESPERADO DE UM LADRÃO QUE, APÓS 60 ANOS, RESOLVE
DEVOLVER O QUE FURTOU.
60 ANOS
DEPOIS LADRÃO SE ARREPENDE
UMA CARTA ANÔNIMA
REVELOU, NA QUARTA-FEIRA 7, O ROUBO DE UMA CRUZ DA IMAGEM DE SÃO LUÍS REI
DE FRANÇA DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE
ASSIS EM MARIANA, MINAS GERAIS. O AUTOR DA MISSIVA FOI O PRÓPRIO LADRÃO, QUE
PEDIA PERDÃO E ALEGAVA ARREPENDIMENTO PELO ATO. OCORRIDO HÁ 60 ANOS, O FURTO
NEM SEQUER HAVIA SIDO NOTADO PELA DIOCESE LOCAL. O LARÁPIO QUER NTREGAR
PESSOALMENTE O OBJETO À IGREJA. PARA O DESTINATÁRIO DA CARTA, ANTÔNIO PACHECO
FILHO, EX-PRESIDENTE DA ORDEM DA TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO, O ARREPENDIMENTO
FOI BEM-VINDO, MAS ELE AVISA: “O AUTOR DO FURTO, POR MIM, ESTÁ PERDOADO, MAS
NÃO SOU EU QUE DEVO PERDOAR”. “QUEM PERDOA É DEUS”.
ISTO É, SÃO PAULO, N.2083, P.27, 14 OUT. 2009. TRÊS EDITORIAL LTDA.
3ª proposta
O TERCEIRO
TEXTO, “LENDA ESPACIAL”, BASEIA-SE NO FATO DE MUITAS PESSOAS JULGAREM FALSA A
HISTÓRIA DA VIAGEM D SER HUMANO À LUA.
LENDA
ESPACIAL – TUDO NÃO PASSOU DE UMA FARSA?
ATÉ HOJE, NÃO
SÃO POUCOS OS QUE DUVIDAM DO QUE ACONTECEU NAQUELES DIAS DE JULHO DE 1969. SERÁ
QUE FOI TUDO VERDADE MESMO? FOI. MAS ISSO NÃO IMPEDIU QUE A “TEORIA DA FRAUDE
LUNAR”, COM O PASSAR DOS ANOS, SE TORNASSE UMA PERSISTENTE E INTRINCADA LENDA
URBANA. HÁ VÁRIOS SITES QUE APONTAM “INCOSISTÊNCIAS” NAS FOTOS E NOS VÍDEOS
PRODUZIDOS PELOS ASTRONAUTAS. HOUVE ATÉ QUEM DISSESSE QUE TUDO NÃO PASSOU DE
UMA ENCENAÇÃO, PRODUZIDA POR NINGUÉM MENOS QUE O CINEASTA STANLEY KUBRICK. AS
PROVAS DE QUE O HOMEM ESTAVE NA LUA SÃO INCONTESTÁVEIS.
NA ÉPOCA, OS
RUSSOS MONITORARAM ATENTAMENTE AS TRANSMISSÕES DA APOLLO 11, VINDAS DA LUA. E
OS ASTRONAUTAS DEIXARAM MUITA TRANQUEIRA POR LÁ – INCLUSIVE UM REFLETOR DE
LASER, USADO ATÉ HOJE – E TROUXERAM MUITA COISA DE VOLTA – ROCHAS CUJA ORIGEM
NÃO PODERIA SER FALSIFICADA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário